terça-feira, 28 de julho de 2015

Liderança e competências são discutidas em encontro de gestores



Qual o papel do gestor no processo educacional? E quais competências e habilidades ele deve adquirir para fazer com que a escola cumpra o seu principal papel: garantir o aprendizado dos estudantes? Estas duas provocações foram os eixos norteadores do Encontro de Gestores realizado na manhã desta terça-feira (28), pela Secretaria Municipal de Educação, de Santo Amaro, através das coordenações de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

Embasada nas contribuições de Heloisa Luck, uma das maiores pesquisadoras contemporâneas sobre gestão no Brasil, a equipe de facilitadores, formada por Ednei Sales, Josemeire Tosta, Luciene Zeferino e Rafael Luís, todos pertencentes ao quadro técnico da SEduc, mostrou que a qualidade do ensino se assenta, dentre outros aspectos mais fundamentais, sobre a competência profissional dos gestores e sua capacidade de não apenas organizar, mas de liderar as ações e processos promovidos na escola. “Já passou o tempo do gestor ditador, agora ele atua como facilitador do processo. Ele não manda, lidera; não impõe,  orienta; não é antipático, faz-se contagiante; não se define apenas com palavras, é exemplo”, afirmou Tosta. 

Nesse aspecto, a professora Flávia Derciane, gestora da Escola Municipal Elpidio Paranhos, localizada à Rua Do Sinimbu, na sede do município, diz que apara alcançar esse nível de gestão, é preciso construir uma base dialógica. “Primeiro parabenizo a Secretaria por nos oferecer esta formação que se constitui numa oportunidade impar para trocarmos experiências e organizar melhor o pensamento. E, em segundo, reafirmar o compromisso com a liderança democrática no espaço escolar. Acredito muito no diálogo porque somos seres humanos e as pessoas que colaboram conosco tem suas sensibilidades”, disse a gestora que há 5 anos lidera uma escola com 260 estudantes e mais de uma dezena de professores.

Durante o encontro, tanto Flávia, quanto os demais gestores presentes participaram de uma oficina denominada habilidades e competências. A ideia é trabalhar a questão da gestão inovadora, autônoma, e, sobretudo, participativa e responsável com ênfase nas 10 competências para ensinar disseminadas Philippe Perrenoud, um dos maiores inovadores da educação no mundo. (Para conhecer as 10 competências clique aqui). Ao final, os grupos socializaram suas conclusões com todos os presentes. 

Sobre a Formação 

De acordo com Cecília Maria dos Santos, coordenadora pedagógica geral, o projeto Formação de Gestores Escolares tem como objetivo fim capacitar todos os gestores das escolas municipais de Santo Amaro. “A intenção da Secretaria ao oferecer a formação é estimular atitudes que possibilitem a unidade e a identidade da gestão escolar participativa, associada ao compartilhamento de responsabilidades no processo de tomada de decisões entre os diversos segmentos da escola”, afirmou Cecília.

Ainda segundo ela, a Formação tem carga horária de 200 horas e os encontros, que são ministrados por coordenadores da própria Secretaria, acontecem mensalmente. “Cada mês um departamento ficará responsável pela formação de acordo com um cronograma previamente estabelecido”.  Vale ressaltar, advertiu a coordenadora geral, que “no final de cada encontro deverá ser feito um relatório enfatizando toda formação de forma positiva e negativa e anexar a ficha avaliativa do encontro”. 

Os gestores cursistas, orienta Cecília, deverão escolher um dos temas abordados, durante a formação, para construir e aplicar um projeto na escola que lideram. “Este projeto será acompanhado pela coordenação da Secretaria, não com objetivo de fiscalizar, mas de orientar e dar o suporte necessário à execução do mesmo”, finalizou.

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