Qual o papel
do gestor no processo educacional? E quais competências e habilidades ele deve
adquirir para fazer com que a escola cumpra o seu principal papel: garantir o
aprendizado dos estudantes? Estas duas provocações foram os eixos norteadores
do Encontro de Gestores realizado na manhã desta terça-feira (28), pela
Secretaria Municipal de Educação, de Santo Amaro, através das coordenações de
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Embasada nas
contribuições de Heloisa Luck, uma das maiores pesquisadoras contemporâneas sobre
gestão no Brasil, a equipe de facilitadores, formada por Ednei Sales, Josemeire
Tosta, Luciene Zeferino e Rafael Luís, todos pertencentes ao quadro técnico da
SEduc, mostrou que a qualidade do ensino se assenta, dentre outros aspectos
mais fundamentais, sobre a competência profissional dos gestores e sua capacidade
de não apenas organizar, mas de liderar as ações e processos promovidos na
escola. “Já passou o tempo do gestor ditador, agora ele atua como facilitador
do processo. Ele não manda, lidera; não impõe, orienta; não é antipático, faz-se contagiante;
não se define apenas com palavras, é exemplo”, afirmou Tosta.
Nesse
aspecto, a professora Flávia Derciane, gestora da Escola Municipal Elpidio
Paranhos, localizada à Rua Do Sinimbu, na sede do município, diz que apara
alcançar esse nível de gestão, é preciso construir uma base dialógica. “Primeiro
parabenizo a Secretaria por nos oferecer esta formação que se constitui numa oportunidade
impar para trocarmos experiências e organizar melhor o pensamento. E, em
segundo, reafirmar o compromisso com a liderança democrática no espaço escolar.
Acredito muito no diálogo porque somos seres humanos e as pessoas que colaboram
conosco tem suas sensibilidades”, disse a gestora que há 5 anos lidera uma escola
com 260 estudantes e mais de uma dezena de professores.
Durante o
encontro, tanto Flávia, quanto os demais gestores presentes participaram de uma
oficina denominada habilidades e competências. A ideia é trabalhar a questão da
gestão inovadora, autônoma, e, sobretudo, participativa e responsável com
ênfase nas 10 competências para ensinar disseminadas Philippe Perrenoud, um dos
maiores inovadores da educação no mundo. (Para conhecer as 10 competências clique aqui). Ao final, os grupos socializaram suas conclusões com
todos os presentes.
Sobre a
Formação
De acordo
com Cecília Maria dos Santos, coordenadora pedagógica geral, o projeto Formação
de Gestores Escolares tem como objetivo fim capacitar todos os gestores das
escolas municipais de Santo Amaro. “A intenção da Secretaria ao oferecer a formação
é estimular atitudes que possibilitem a unidade e a identidade da gestão
escolar participativa, associada ao compartilhamento de responsabilidades no
processo de tomada de decisões entre os diversos segmentos da escola”, afirmou
Cecília.
Ainda
segundo ela, a Formação tem carga horária de 200 horas e os encontros, que são
ministrados por coordenadores da própria Secretaria, acontecem mensalmente. “Cada
mês um departamento ficará responsável pela formação de acordo com um
cronograma previamente estabelecido”. Vale ressaltar, advertiu a coordenadora geral,
que “no final de cada encontro deverá ser feito um relatório enfatizando toda
formação de forma positiva e negativa e anexar a ficha avaliativa do encontro”.
Os gestores
cursistas, orienta Cecília, deverão escolher um dos temas abordados, durante a
formação, para construir e aplicar um projeto na escola que lideram. “Este
projeto será acompanhado pela coordenação da Secretaria, não com objetivo de
fiscalizar, mas de orientar e dar o suporte necessário à execução do mesmo”,
finalizou.
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