sábado, 20 de junho de 2015

Festa junina: alinhando tradição e integração social na escola

Criatividade no figurino e muita animação no repertório. Um arrasta pé pra ficar na história. De um lado o entusiasmo dos professores e diretores. Do outro o semblante de alegria de uma plateia ansiosa pra ver e ouvir o roncar do fole. No centro, a expressão viva da cultura nordestina demonstrada pelos movimentos, vigor e talento dos estudantes das escolas públicas municipais de Santo Amaro que deram um show à parte nas apresentações juninas que marcaram o encerramento do semestre letivo no último dia 19.
Na Escola Municipal Padre José Gomes Loureiro, por exemplo, aconteceu o Arraíá do Loureiro Menino Jesus. Organizado pela diretora Marília Farias e toda a sua equipe de coordenação pedagógica, corpo docente, estudantes e outros sujeitos escolares. Desfile para escolher as rainhas do Milho e do Amendoim e o rei do Cangaço; além de uma bonita homenagem ao rei do Baião, Luiz Gonzaga, fizeram parte da programação. Segundo Marília, socializar os alunos, promover a integração da família com a escola, conhecer a história das festas juninas e os elementos que a compõem além de desenvolver o interesse e o gosto pela tradição são os objetivos fins do Arraíá Loureiro Menino Jesus. “Queremos preservar esta cultura”, reafirmou a diretora. 
Já na Escola Municipal Professora Nazareth Ferreira Falcão, localizada no bairro Candolândia, reformada, ampliada e reinaugurada no início do mês, a euforia junina ficou por conta dos estudantes do Mais Educação, que trouxe para o palco a beleza da quadrilha junina com os alunos do 3º e 4º anos, mas também houve apresentações realizadas pelo grupo 5, orientado por suas professoras  e pelo 1º ano Fundamental I. Para a diretora da Nazareth Falcão, professora Normizia de Amorim Conceição, este este é um momento belo por se celebra a cultura regional. "Aqui, os festejos juninos fazem parte do calendário letivo e aproveitamos o evento para enaltercer a nossa cultura e fortalecer os laços de amizade entre alunos e professores, entre a família e a escola".
O grande show
Com ampla participação de estudantes, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, corpo técnico da Secretaria de Educação e membros da comunidade, o arraiá da educação foi encerrado em grande estilo na tarde de ontem (19). As três mocinhas, com seu jeitinho caipirinha, encantaram a todos os presentes.
O grande show de talento e criatividade aconteceu no Caramanchão, onde a escola ficou pequena para tamanha engenhosidade artístico-cultural. Os estudantes, detentores de uma imaginação fecunda, construíram uma vasta programação e apresentaram jograis, músicas e dança de quadrilha num ambiente totalmente decorado com um colorido que trouxe ainda mais beleza e encantamento. Ao final, é claro, não poderia faltar as culinária regional recheadas de comidas típicas, iguarias que todos saborearam no bay bay São João. 
Por motivo de saúde, o Secretário de Educação, Talles, não pode estar presente, Ludmilla, sua assessora direta e o corpo técnico da Secretaria o representou na ocasição. Mesmo assim, ele fez questão de emitir uma nota elogiosa à sua equipe pelo empenho e dedicação na realização do evento. Abaixo, a íntegra da nota: 
"Parabenizo a equipe de coordenadores da Secretaria pela organização e apoio às unidades escolares e um parabéns especial a nossos diretores por acreditarem sempre nas propostas e superarem sempre todas as nossas expectativas. Que tenhamos todos um recesso junino de paz, harmonia e felicidade em nosso lar, pois esta festa é a festa da família nordestina, festa do interior, festa do povo mais bonito do Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário