quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lixo eletrônico vira figuras de robôs em aula no Complexo

Uma aula dinâmica, diferenciada, repleta de motivação e cheia de criatividade. Assim foi a aula de Robótica Educacional ministrada por Fernando Moreira e Messias Oliveiras, coordenadores do Projeto Robótica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Educação no Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos na manhã de ontem (29).

Durante o encontro de ontem, Fernando e Messias explicaram que levou lixo eletrônico e outros materiais com a finalidade específica de que os estudantes envolvidos no processo criassem figuras de robôs. “A interação estava no uso dos LEDs, controlados pelo Scratch através do Arduino, conteúdo trabalho até o momento com os estudantes contemplados”.

Por conta disto, a principal vertente do projeto é que os alunos aprendam a montar maquetes e  outros projetos que se movimentam. Além disso, os alunos aprendem também conceitos básicos de eletrônica, programação e raciocínio lógico para poderem desenvolver os projetos relacionados  a robótica e aprendem mais sobre outras matérias curriculares, além é claro de conceitos como planejamento, interação, criatividade, colaboração, tentativa, erros e acertos dentre outros.

“O que conseguimos nesta atividade foi fazer com que o aluno perceba que com o conhecimento básico (já que estamos iniciando as aulas) de Robótica Educacional ele pode fazer suas próprias criações, utilizando o que antes era lixo, era sucata e transformando em arte interativa, eu gosto de chamar isso de A alquimia do Lixo”.

Para além das questões de aprendizagem, a aula foi um misto de alegria e diversão. A cada conhecimento produzido, os estudantes ficavam maravilhados e compartilhavam uns com os outros as descobertas realizadas. O sorriso no rosto da garotada, como é bem visível nas fotos que ilustram essa reportagem, demonstram o quanto o processo de ensino e aprendizagem pode ser dinâmico, interativo e prazeroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário