quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto Robótica Educacional é apresentado a estudantes



Uma nova metodologia está em fase de implantação das escolas públicas municipais de Santo Amaro. Totalmente inovador, o projeto Robótica Educacional, implantando pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, já causou um frisson logo quando foi apresentado por Fernando Moreira e Messias Oliveira, coordenadores da iniciativa, a estudantes do Ensino Fundamental no Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Jericó.
De acordo com Fernando, dentre as diversas áreas que podem ser utilizadas como ferramenta educacional (como jogos, softwares, vídeos, áudio), a Robótica Educacional alia os princípios da robótica derivados da mecânica, eletrônica e computação com os princípios educacionais.
“Nessa perspectiva o projeto não se limita apenas a trabalhar a parte instrumental da robótica, mas juntamente com os professores das disciplinas regulares, profissionais do EJA e monitores do Programa Mais Educação, pretendem trabalhar temas dos conteúdos didáticos da escola e questões culturais da própria cidade”, explicou Fernando.
Messias ratifica a ideia de Fernando e acrescenta que a intenção do projeto vai muito além da construção e programação de robôs. “Nossa intenção é formar cidadãos criativos e produtores de conteúdos dentro das nossas escolas e a tecnologia será nossa principal aliada nesse processo”, disse convicto de que as potencialidades dos alunos serão valorizadas não apenas como consumidores de conteúdo tecnológico, mas também como produtores de tecnologia.
Ação
Através do projeto os alunos vão construir trabalhos em forma de maquetes e outras coisas utilizando materiais recicláveis, componentes eletrônicos e programação de computadores através de ferramentas livres, gratuitas e de fácil utilização. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Para a diretora do Complexo, escola piloto da iniciativa, professora Consuelo dos Santos, o projeto chega em um momento oportuno. “Já desenvolvíamos, dentro da nossa proposta pedagógica, um trabalho de valorização das artes e, agora com o advento da robótica, reforça este trabalho por termos a tecnologia como nossa aliada no processo”. Ela diz que o projeto, inicialmente, será desenvolvido com cerca de 25 estudantes do 9º Ano.

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